Em um cenário com novas tecnologias surgindo a toda hora, além de regulamentações mais rígidas e consumidores mais exigentes, como agir?
O marketing sempre foi um terreno dinâmico, e nunca houve mudanças tão aceleradas quanto agora. A cada ano, novas tecnologias surgem, além de regulamentações mais rígidas e consumidores cada vez mais exigentes.
“É como se estivéssemos constantemente ajustando as velas para navegar em mares que mudam de direção o tempo todo. E, 2025, promete ser mais desafiador do que nunca. Quem não se adaptar rapidamente pode, sem exagero, ficar à deriva”, afirma Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda.
A inteligência artificial já não é apenas uma promessa futurista. Segundo o especialista, ela se tornou parte da base operacional do marketing.
Hoje, oito em cada dez profissionais já utilizam a IA, segundo a pesquisa “Decodificando os desafios da IA no mercado de publicidade digital” do IAB Brasil e Nielsen.
No dia a dia, as atividades estão mais eficientes, os processos mais ágeis e a criação de conteúdo, a análise de dados e a automação de campanhas nunca foram tão precisas.
Sustentabilidade
Rampazzo ressalta que a sustentabilidade também ganhou protagonismo.
Não dá mais para falar em responsabilidade social apenas da boca para fora.
Mais do que nunca, os consumidores brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos ecológicos, e isso como um sinal claro de que a consciência ambiental deixou de ser nicho e se tornou mainstream.
Acesse o conteúdo completo da matéria aqui:
https://www.metropoles.com/colunas/m-buzz/marketing-2025-o-que-define-o-cenario-e-como-marcas-devem-se-preparar