Agosto 2024 – O mercado de estética e bem-estar cresce de forma significativa no Brasil e não há como ignorá-lo. O mercado brasileiro é um dos mais promissores. No Brasil, apenas no ano passado (2023), o setor movimentou cerca de US$ 60 bilhões, com a expectativa de crescer ainda mais até 2028. Uma indústria focada em inovação e cada vez mais preocupada em proporcionar as melhores experiências ao seu público. Vale ressaltar que somos o quarto maior mercado e a demanda só cresce.
E é claro que, em um mercado em constante evolução e crescimento, o marketing é indispensável para qualquer marca, independentemente do tamanho da empresa.
Neste texto, além de contextualizarmos um pouco sobre o cenário atual do segmento, listamos também dez estratégias que podem ser utilizadas para alavancar uma marca.
Mercado
O segmento conta com diversos tipos de serviços, como cirurgias plásticas, harmonização orofacial, produtos como os bioestimuladores de colágeno, entre muitos outros. Procedimentos minimamente invasivos, e tratamentos estéticos faciais e corporais estão em alta no mercado brasileiro.
Nosso país carrega a marca como o quarto maior mercado de estética do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China, e o setor tem se destacado e diversificado com novas tecnologias e também produtos. Procedimentos como aplicação de Botox, peelings químicos, e tratamentos com laser são bastante populares.
No cenário global, este setor está projetado para alcançar mais de US$ 400 bilhões até 2028. As inovações tecnológicas, como a nanotecnologia em cosméticos e equipamentos avançados e certificados são pontos cruciais e que ajudam a impulsionar o crescimento, trazendo mais segurança para quem busca por procedimentos estéticos.
A Importância do Marketing no Setor de Estética e Bem-Estar
O marketing no mercado de estética e bem-estar desempenha um importante papel, por ser o responsável em conectar consumidores com produtos e serviços que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Em um ambiente onde o público busca informações que sejam confiáveis e produtos que realmente agreguem valor. Neste cenário, o marketing, se bem planejado e executado, ajuda a construir confiança e credibilidade.
Além disso, educa o público sobre práticas saudáveis, promovendo produtos e serviços que atendam às suas necessidades de bem-estar físico e mental. Isso é essencial, pois os consumidores, uma vez que tenham informações claras à disposição, tendem a fazer escolhas mais conscientes, o que consequentemente leva ao aumento da satisfação e à fidelização do cliente.
Estratégias de Marketing para o segmento
Pensando no tamanho atual deste mercado, seus números e seu potencial de crescimento contínuo, aliado ao marketing, que oferece infinitas possibilidades para promover a marca, vamos às estratégias que podem fazer a diferença para as empresas do setor.
Educação e Conteúdo Informativo
É importante pensar em conteúdos relevantes e que eduquem os consumidores sobre os benefícios dos produtos e serviços. Publicações em blogs, redes sociais, vídeos informativos e webinars são estratégias que oferecem grande de poder de disseminação de conhecimento, que reforça a autoridade da marca perante o mercado. O mercado de estética é exigente e a marca precisa oferecer conteúdo relevante, manter o público bem informado, aumentando a confiança e o engajamento com a marca.
SEO
O famoso SEO é de extrema importância para melhorar o ranking nos motores de busca e o alcance do público. Essa estratégia otimiza a visibilidade, posicionando o conteúdo de forma relevante no Google. Produza, por exemplo, artigos sobre tendências do mercado de estética, benefícios dos tratamentos (produtos e serviços), guias práticos. Sendo assim, é possível atrair tráfego qualificado, o que gera maior probabilidade de retenção e conversão de clientes.
Redes Sociais
Utilize plataformas como Instagram, Facebook e TikTok para mostrar resultados de tratamentos, antes e depois dos procedimentos, depoimentos de clientes e dicas de cuidados. Conteúdos interativos como enquetes, vídeos curtos e reels ajudam a aumentar o engajamento. O mercado de estética é muito visual. Portanto, é interessante pensar em conteúdos que mostrem os detalhes e não deixem seu público com dúvidas, tanto sobre os procedimentos em si, como produtos.
“Reality Show” nas redes sociais
Além das estratégias já comentadas acima, as redes sociais podem servir como plataforma para conteúdos levem o público a sentir como se estivesse acompanhando uma “série da Netflix” e queira sempre o próximo episódio. Pode mostrar, por exemplo, o processo de transformação real, desde o início até o resultado final. Tudo separado por episódios, gerando sempre expectativa pelo próximo vídeo. É um modelo de conteúdo que engaja e passa autoridade, ao mostrar todo o cuidado e experiência dos profissionais no caso.
Google Ads
Invista em campanhas pagas direcionadas a públicos específicos e interessados nos produtos e/ou serviços que oferece. Utilize segmentação para que seus anúncios cheguem em quem tem interesse pelo segmento de estética, o que pode otimizar a comunicação e potencializar o retorno de suas campanhas.
Personalização e Segmentação
É primordial compreender as necessidades específicas do seu público e personalizar a comunicação. Se utilize da segmentação de mercado e crie campanhas direcionadas, que atendam às expectativas dos seus consumidores.
Parcerias Estratégicas
Forme parcerias com influenciadores que estejam ligados ao segmento e/ou que tenham grande potencial para colocar sua marca em destaque, ou outras marcas que compartilhem valores semelhantes. Essas colaborações podem amplificar o alcance da sua mensagem e fortalecer a percepção da marca. Outra estratégia que pode gerar bons resultados é firmar parceria com empresas de áreas correlatas, visando promover serviços cruzados, tais como: academias, clínicas de bem-estar, salões de beleza, clínicas de estética que ofereçam serviços distintos.
Experiência do Cliente/Prova social
Proporcione uma experiência excepcional ao cliente, desde o primeiro contato até o pós. Em se tratando deste segmento, é de suma importância que o cliente se sinta acolhido durante todo o processo, para que tenha segurança nos passos que estão sendo dados. Assim, a probabilidade de feedbacks positivos será maior. Lembre-se, depoimentos são valiosos no marketing e podem ser utilizados para atrair novos clientes, que irão se basear na opinião de outros consumidores para a tomada de decisão.
Eventos e Workshops
Eventos ou workshops presenciais ou online sobre temas relevantes podem ser muito eficazes. Pensando neste público, o evento pode abordar tendências, tanto em produtos, como equipamentos, novos treinamentos específicos, por exemplo. Eles Oferecem a oportunidade para atrair novos clientes e fortalecer o relacionamento com os atuais.
Experiência sensorial
Um “evento diferente” que pode ser organizado, com boas chances de ótimos resultados, são eventos temáticos, nos quais o público poderá experimentar produtos e/ou serviços em um ambiente aconchegante. Sendo assim, eleva a experiência dessa pessoa, que pode ajudar a criar conexão com sua marca. Uma tarde relaxante, com um café saboroso, ao mesmo tempo em que passa por procedimentos que vão elevar o bem-estar, podem colocar esse público no caminho da fidelização. Além, é claro, de proporcionar uma ótima oportunidade para criar conteúdo cheio de depoimentos positivos e “acender a luzinha do desejo” em quem está assistindo.
Conclusão
O marketing no setor de estética, saúde e bem-estar não se resume apenas à venda de produtos ou serviços, mas a como sua marca pode mudar a vida de alguém, no impacto que causa no longo prazo. A importância de uma estratégia bem executada está totalmente ligada em criar conexão com o público. Construir relação de confiança, que poderá resultar em fidelização, tornando o negócio escalável e sustentável. Aplicar as estratégias de forma assertiva, uma marca não só irá se destacar no mercado, mas como também atuar como agente da mudança, da transformação de vida das pessoas.
A Godiva Propaganda
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