10 mitos sobre Assessoria de Imprensa que você precisa saber

10 mitos sobre Assessoria de Imprensa que você precisa saber

A assessoria de imprensa é uma ferramenta vital no campo das relações públicas e comunicação corporativa. Ela é uma das responsáveis pela construção e manutenção da imagem pública de uma empresa, além de facilitar a disseminação de informações relevantes para o público e para a mídia.

Os assessores de imprensa são responsáveis por criar e distribuir comunicados à imprensa, organizar entrevistas coletivas e garantir que a imagem e a mensagem da empresa sejam transmitidas de maneira eficaz aos jornalistas e ao público em geral.

Quando bem executada, pode aumentar a visibilidade da marca, construir reputação e credibilidade e fortalecer as relações com stakeholders. Ela ajuda a moldar a percepção pública, gerencia crises e garante que a empresa se mantenha relevante e presente na mídia.

Mesmo com toda essa importância, há ainda diversos mitos a respeito do trabalho de uma Assessoria – mas fique tranquilo que listamos os 10 maiores mitos sobre assessoria de imprensa que você precisa saber. Vem com a gente!

Mitos da Assessoria de Imprensa

Mito 1: Assessoria de imprensa é só para grandes empresas

Muitas pequenas e médias empresas acreditam que a assessoria de imprensa é um luxo reservado para grandes corporações. No entanto, empresas de qualquer tamanho podem se beneficiar dessa estratégia, desde que seja bem executada. Pequenas empresas, em particular, podem usar a assessoria de imprensa para ganhar visibilidade e se destacar em um mercado competitivo.

Mito 2: Assessoria de imprensa é sinônimo de publicidade

A assessoria de imprensa e a publicidade são ferramentas distintas. Enquanto a publicidade envolve pagar por espaço para promover produtos ou serviços, a assessoria de imprensa foca na obtenção de cobertura editorial gratuita por meio de relações com a mídia. A publicidade e o marketing controlam totalmente a mensagem, enquanto a assessoria de imprensa trabalha com a mídia para alcançar uma narrativa mais autêntica e confiável.

Mito 3: Assessoria de imprensa garante controle total sobre a mensagem

Como dito no ponto anterior, ao contrário da publicidade, a assessoria de imprensa não oferece controle total sobre a mensagem final publicada. Os jornalistas têm liberdade editorial para ajustar e interpretar as informações conforme seu julgamento. Portanto, é essencial fornecer informações precisas e relevantes para evitar mal-entendidos.

Mito 4: Qualquer notícia é boa para divulgar

Nem todas as notícias são relevantes ou interessantes para a mídia. A assessoria de imprensa deve avaliar cuidadosamente quais informações são dignas de divulgação e que têm potencial para atrair a atenção dos jornalistas e do público, e sempre tentar “cavar” o que tem maior potencial de divulgação.

Mito 5: Basta enviar um press release para garantir cobertura

Enviar um press release é apenas o começo do processo e a cobertura não é garantida simplesmente pelo envio do documento. É necessário um acompanhamento estratégico, construção de relacionamentos com jornalistas e uma compreensão das necessidades e interesses da mídia para aumentar as chances de publicação.

Mito 6: Resultados são imediatos

Os resultados de uma estratégia de assessoria de imprensa podem levar tempo para se concretizar. Construir relacionamentos com a mídia, estabelecer credibilidade e obter cobertura consistente requer paciência e esforço contínuo. Resultados imediatos são raros e não devem ser a única métrica de sucesso.

Mito 7: A assessoria de imprensa resolve crises instantaneamente

Embora a assessoria de imprensa seja uma ferramenta crucial na gestão de crises, ela não oferece soluções instantâneas. A resolução de crises envolve uma comunicação cuidadosa, transparente e contínua, além de ações práticas para abordar a causa do problema e restaurar a confiança do público.

Mito 8: Somente grandes eventos ou lançamentos precisam de assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é relevante em diversas situações, não apenas em grandes eventos ou lançamentos. Manter uma presença constante na mídia ajuda a construir e manter a reputação da empresa, independentemente do tamanho ou da frequência dos eventos.

Mito 9: Jornalistas vão escrever exatamente o que a assessoria de imprensa enviar

Jornalistas utilizam os comunicados de imprensa como ponto de partida, mas podem ajustar, adicionar contexto ou investigar mais a fundo a história. É importante fornecer informações claras, precisas e completas, mas estar preparado para que a cobertura possa variar.

Mito 10: Não é necessário investir em assessoria de imprensa na era das redes sociais

Embora as redes sociais sejam poderosas para comunicação direta, elas não substituem a credibilidade e o alcance que uma boa cobertura na mídia tradicional pode oferecer. A assessoria de imprensa e as redes sociais devem ser usadas de forma complementar para maximizar a visibilidade e o impacto da comunicação da empresa.

Compreender esses mitos é fundamental para que você possa aproveitar ao máximo o trabalho de uma assessoria de imprensa e integrar esse braço estratégico de forma eficaz em suas estratégias de comunicação.
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