Leandro Rampazzo, nosso CEO, recentemente publicou um texto no LinkedIn, falando que, na realidade, o marketing é simples, mas nós complicamos as coisas. Pegando o tema como gancho, podemos citar a campanha de São João, o Arraiá do Urso, que foi criada pelo nosso núcleo de Ambev para o Bar do Urso e Toca do Urso, que são os bares da cervejaria Colorado. Nosso time se utilizou da tradição, do que já está no imaginário do público brasileiro para se inspirar. Ou seja, simplificou de maneira assertiva, fazendo conexão com algo já enraizado, no período condizente, claro, e colocando a marca no mapa de uma das mais tradicionais festas nacionais.
O Arraiá do Urso foi uma campanha que teve, entre seus objetivos, criar a tradição do São João, da famosa Festa Junina, no Bar e Toca do Urso, oferecendo uma opção diferente para que as pessoas apreciem um chope com os amigos e familiares, e ao mesmo tempo estejam inseridas no “ambiente junino”.
Tudo foi pensado para que o público tivesse a experiência mais imersiva possível ao curtir o período nos bares da Colorado. Para isso, foi proposta a tematização dos espaços, o Urso com o conhecido chapéu de palha, criando o “clima junino”, além de atrações como a “Correio do Urso”, uma adaptação do tradicionalíssimo Correio Elegante – quem aqui não se lembra das paqueras nas quermesses durante a adolescência?! -.
Tradições e paixões brasileiras
Além de toda a caracterização dos bares, a campanha também serviu para divulgar a IPAÇOCA, que une duas paixões bem tradicionais do brasileiro: o chope e a paçoca. O rótulo foi especialmente desenvolvido para o período e sua comercialização, claro, é limitada.
Com linguagem direta e simples, peças para as redes sociais foram criadas para convidar o público a experimentar a exclusividade da casa ao melhor clima junino.
Simplicidade que comunica
Quando falamos sobre criatividade, muitas vezes pensamos em ideias mirabolantes, ou o quanto precisamos ser geniais para comunicar e destacar o que estamos divulgando. Mas a criatividade está em tudo, em qualquer situação do dia a dia. Nós sempre usamos a criatividade, que pode ser bem aproveitada ou não. E claro, também está na simplicidade.
A exemplo da campanha do Arraiá do Urso, fazer a conexão com uma festa tradicional, que já faz parte da vida do público para divulgar um produto e uma marca, é ser criativo de uma forma simples e assertiva. Criar por meio de associação faz parte do processo de criação e também está ligado ao nosso cotidiano.
Podemos usar a Coca-Cola como exemplo. Você certamente já assistiu algum comercial da marca em que aparece uma família reunida à mesa durante uma refeição, e claro, com as garrafas ali presentes. Pois bem, criaram uma tradição de se ter o refrigerante durante as refeições em família e que logo associamos este momento com a famosa bebida. Ao estar à mesa em família, provavelmente você já pensou: “falta uma ‘coquinha’ gelada!”.
No marketing, portanto, é mais do que possível – e muitas vezes necessário – usar da simplicidade e ser assertivo ao que se quer e precisa comunicar.
A velha e famosa frase “menos é mais”, para mim, quer dizer ser criativo com simplicidade para ser claro, objetivo e assertivo na comunicação.
Agência | Godiva Propaganda |
Título | Arraiá do Urso |
Anunciante | Bar do Urso e Toca do Urso |
CEO | Leandro Rampazzo |
Account Manager | Gabriela Costa |
Diretora de Criação | Denise Ikehara |
Diretor de Arte | Victor Silveira |
Assistente de Arte | Isabela Melo |
Redação Estratégica | Lucas Cipriano |
Head Digital | William Etchebehere Jr. |
Godiva & Ambev
A história dessa parceria começou em 2023, quando atendemos o Refugio Patagonia, bar da tradicional marca argentina. Atualmente com núcleo dedicado, nossa agência atende outras cinco marcas da gigante, que é a maior fabricante de cervejas do mundo.
A Godiva Propaganda
Somos uma agência full service/360º, ou seja, somos capazes de superar os desafios e entregar resultados em todas as áreas da comunicação. Em nossa história, são mais de 2.918 campanhas desenvolvidas, em uma década de atuação no mercado. Analisamos, pensamos, desenvolvemos estratégias, criamos, executamos e medimos – tudo para garantir a inteligência do seu mercado. Vem bater um papo com a gente!