O que é e como funciona o Buzz Marketing?

Você já ouviu falar do Buzz Marketing? Bom, todo mundo sabe que, nos últimos anos, o marketing precisou se reinventar de várias maneiras por causa da atenção dispersa dos consumidores, causada pelo excesso de informações e o avanço de diversos tipos de tecnologia.

A personalização tornou-se essencial, utilizando dados e inteligência artificial para criar conteúdos relevantes e individualizados. O marketing de conteúdo ganhou importância, focando em oferecer valor educativo ou entretenimento. Dentre tudo isso, uma estratégia que continua a ganhar força e chamar a atenção é o Buzz Marketing.

O que é Buzz Marketing?

Buzz Marketing é uma estratégia de marketing que visa a gerar engajamento, discussões e “burburinho” positivo em torno de um produto, serviço ou marca. O objetivo é criar um boca-a-boca natural e espontâneo, que aproveite os líderes de opinião e suas recomendações para amplificá-lo, incentivando as pessoas a discutir e recomendar o produto a outros, aumentando o alcance da marca.

Diferente de outras estratégias de marketing, o Buzz Marketing foca em criar algo memorável e empolgante que capture a atenção do público e incentive a partilha voluntária de informações.

O filme da Barbie se aproveitou bastante dessa estratégia. Outdoors cor-de-rosa com data de lançamento do filme apareceram em cidades do mundo todo e até uma Casa dos Sonhos da Barbie foi construída em Malibu, em uma campanha de marketing que custou mais caro do que o próprio longa em si.

Confira outros exemplos.

Veja alguns exemplos de Buzz Marketing

  1. Ice Bucket Challenge: Esta campanha viral teve como objetivo aumentar a conscientização sobre a esclerose lateral amiotrófica (ELA). Milhares de pessoas, incluindo celebridades, como Bill Gates, Will Smith e Vin Diesel, participaram e compartilharam vídeos de si mesmas despejando baldes de água gelada sobre suas cabeças, desafiando outras a fazerem o mesmo, o que gerou US$ 115 milhões de dólares em doações;
  2. Old Spice – The Man Your Man Could Smell Like: A campanha de Old Spice conseguiu revitalizar a marca com vídeos humorísticos e memoráveis que se tornaram virais, gerando um enorme buzz online e aumentando as vendas do desodorante significativamente em mais de 107%;
  3. Coca-Cola – Compartilhe uma Coca: A campanha que substituiu o logotipo da Coca-Cola por nomes próprios nas latas e garrafas incentivou os consumidores a procurar e compartilhar fotos de suas bebidas personalizadas, criando um engajamento massivo nas redes sociais.

É possível planejar esse tipo de marketing?

Embora seja mais desafiador do que outras formas de marketing em razão da sua natureza imprevisível, é possível criar um planejamento de Buzz Marketing. 

A chave para planejar com sucesso é focar na criação de conteúdo ou experiências que sejam altamente relevantes, emocionantes e surpreendentes para o público-alvo

Uma boa estratégia de Buzz Marketing envolve pesquisa aprofundada sobre os interesses e comportamentos do público, além de um forte elemento criativo que possa capturar a imaginação das pessoas.

Também é essencial entender quais formatos e canais estão mais em alta e proporcionam mais possibilidades de acesso e compartilhamento, ou seja, é essencial fazer uso estratégico das redes sociais. O planejamento cuidadoso e a execução são essenciais para que a informação se espalhe de forma orgânica. 

Separamos um passo a passo rápido, para que você entenda as premissas principais e as adapte à realidade do seu negócio:

  1. Conheça seu público, identifique quem é sua persona, suas necessidades, dores e forma de se comunicar;
  2. Construa uma estratégia de Marketing de Conteúdo atraente e valiosa para incentivar o engajamento e, de preferência, opte por vídeos, já que são mais impactantes, fáceis de compartilhar e altamente envolventes;
  3. Prepare sua campanha com antecedência e crie iscas para o lançamento, como teasers e newsletters, por exemplo;
  4. Tenha uma hashtag própria para o produto ou solução, pois dessa forma você conseguirá fazer o acompanhamento do feedback dos consumidores e gerar dados sobre a campanha;
  5. Analise os resultados com ferramentas como Google Analytics e acompanhe os KPIs para melhorar futuras campanhas. Documente todo o processo para garantir melhores resultados no futuro.

Melhores técnicas para fazer Buzz Marketing

  • Criatividade e inovação: surpreender ou trazer novidades é crucial. Ideias únicas e criativas que capturam a atenção e despertam curiosidade, como métodos de publicidade não convencionais (como instalar um dragão no alto do Empire State Building) ou características inovadoras do produto, ajudam a criar experiências memoráveis. Além disso, alinhar a campanha com tendências e eventos atuais aumenta sua relevância e impacto;
  • Conteúdo emocional: Conte histórias que ressoem emocionalmente com o público. Emoções fortes, como alegria, surpresa ou até mesmo nostalgia, podem incentivar as pessoas a compartilhar; como o marketing de Divertida Mente 2, focado no personagem Ansiedade;
  • Engajamento de influenciadores: Colabore com influenciadores que tenham um grande número de seguidores e que possam amplificar a mensagem da sua campanha. Mas fique atento: escolha profissionais que tenham conexão e coesão com o público e a mensagem;
  • Mistério ou exclusividade: Criar um senso de mistério ou exclusividade pode instigar a curiosidade e o desejo de participar. Campanhas com pré-lançamentos exclusivos ou convites limitados tendem a gerar buzz. A Fanta soube aproveitar esse conceito para o lançamento de novos sabores;
  • Foco na experiência do cliente: Proporcione experiências memoráveis para os clientes. Eventos interativos, ações de guerrilha ou produtos personalizados podem criar um forte impacto e incentivar o compartilhamento.

O Buzz Marketing é uma ferramenta poderosa quando executada corretamente. A chave está na criatividade, na compreensão do público, na capacidade de criar algo que as pessoas queiram discutir e compartilhar, mas, acima de tudo, está também em contar com um time preparado para planejar, executar e dar todo o suporte no antes, durante e depois do lançamento.

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