Quatro coisas que o Oscar 2024 ensinou sobre publicidade
O Oscar, conhecido como o prêmio mais prestigioso da indústria cinematográfica, desempenha um papel crucial no mundo do entretenimento. Além de reconhecer e celebrar a excelência no cinema, o Oscar influencia fortemente as tendências e padrões da indústria, destacando filmes, diretores, atores e técnicos talentosos.
Sua influência, inclusive, se estende além das fronteiras de Hollywood, impactando a cultura popular globalmente. Para os cineastas e profissionais do cinema, um Oscar pode significar reconhecimento, prestígio e oportunidades futuras. Para o público, o Oscar é uma vitrine que ajuda a descobrir e apreciar o melhor do cinema contemporâneo.
Mas você já pensou em como o Oscar também impacta o Marketing global? Separamos quatro ações que demonstram esse movimento. Vem saber mais!
Quatro coisas que o Oscar 2024 ensinou sobre publicidade
Neste ano, a 96.ª edição da premiação foi realizada no dia 10 de março e contou com lições valiosas para quem trabalha com Marketing.
Barbie e Buzz marketing
Buzz marketing é uma técnica de marketing viral focada em maximizar o potencial boca a boca de uma campanha ou produto. É uma estratégia que estimula conversas e trocas entre familiares e amigos dos consumidores ou discussões em larga escala em plataformas de redes sociais – o famoso “todo mundo está falando sobre”.
Ao fazer com que os consumidores falem sobre os seus produtos e serviços, as empresas que empregam o buzz marketing aumentam a notoriedade através de mais tráfego online e reforçam a autoridade sobre o assunto (pois estamos falando de impressões reais e orgânicas), o que se reflete em aumento de vendas e maior rentabilidade.
E é justamente o que foi visto com o filme Barbie. Baseado na franquia de bonecas Barbie, foi o primeiro filme em formato de live-action depois de uma série de filmes em animação e séries de televisão.
E você precisava estar em Marte para não ter sido impactado com alguma menção sobre o longa-metragem. Outdoors cor-de-rosa com data de lançamento do filme apareceram em cidades do mundo todo e até uma Casa dos Sonhos da Barbie foi construída em Malibu para que os fãs pudessem se hospedar pelo Airbnb.
De acordo com a revista Variety, a campanha de marketing dedicada a promover o filme custou mais caro do que o próprio longa em si. Na noite do Oscar, até uma performance especial do ator Ryan Gosling foi vista na premiação – tudo para aumentar o hype do filme.
Rolex e o Greenroom
Você já ouviu falar sobre o Greenroom? É para lá que os apresentadores e vencedores vão imediatamente antes e depois de aparecerem no palco da premiação do Oscar.
A antessala, decorada especialmente pela Rolex desde 2017, acomoda entre 30 e 40 pessoas, a maioria é de vencedores do Oscar ou indicados e, por conta disso, é um dos espaços mais cobiçados e celebrados do evento.
O que podemos aprender com essa ação? É essencial pensar em experiências que despertem o gatilho do desejo e da exclusividade dentro do seu mercado – crie experiências nas quais o seu consumidor se veja imerso na sua marca de forma exclusiva e diferenciada, reforçando o desejo em torno dela.
Conteúdo multiplataforma
O Oscar 2024 também buscou se adaptar às novas tecnologias, expandindo sua presença para TV, internet, fotos, textos e streaming.
Oferecer conteúdo em diversas plataformas é essencial no mundo em que vivemos. Isso permite que as marcas alcancem e engajem seu público-alvo em diferentes canais, adaptando-se aos seus hábitos e preferências de consumo de conteúdo.
Além disso, estar presente em várias plataformas aumenta a visibilidade da marca, reforça sua autoridade no setor e possibilita uma maior interação com os clientes.
Ao diversificar a presença digital, as marcas podem maximizar o alcance de suas mensagens, construir relacionamentos mais sólidos com o público e, em última análise, impulsionar o crescimento e o sucesso do negócio.
Geração de expectativa
E, claro, como não falar da geração de expectativa?
A premiação do Oscar é uma das mais aguardadas do ano na indústria cinematográfica, criando uma grande expectativa entre os consumidores.
Desde o anúncio dos indicados até a cerimônia de premiação, os fãs aguardam ansiosamente para descobrir quais filmes, atores e diretores serão reconhecidos e premiados em suas categorias.
A campanha de marketing em torno do Oscar, incluindo trailers, entrevistas e eventos promocionais, alimenta ainda mais essa expectativa, gerando antecipação e aumentando o interesse do público pelos filmes indicados.
Como resultado, a premiação do Oscar se torna não apenas uma celebração do cinema, mas também um evento que atrai a atenção global e mantém os espectadores envolvidos ao longo de toda a temporada de premiações.
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