O que é rebranding e quando ele é necessário?

Um dos principais ativos de uma empresa hoje é a sua marca. É por meio dela que o mercado  –  e o seu consumidor, principalmente  –  a reconhece e pelo qual ela é lembrada como referência ou em momento de necessidade. É o que diferencia uma organização da sua concorrência.

A marca é o cerne de uma empresa, conectando diretamente o cliente ao produto. Ela é a identidade de uma empresa, representando sua essência, valores e promessas aos clientes, gerando confiança e lealdade entre os consumidores e influenciando suas decisões de compra. 

Uma marca forte não apenas atrai novos clientes, mas também sustenta o crescimento e o sucesso a longo prazo da empresa. Portanto, a marca deve refletir a capacidade do negócio em satisfazer as necessidades do consumidor, garantindo uma experiência positiva para quem escolhe seus produtos ou serviços.

E não raro chega o momento em que uma empresa precisa olhar para tudo que construiu até então e entender se está na hora de dar um novo passo em relação à sua marca –  sim, estamos falando do rebranding.

Entendendo o rebranding

O rebranding é um processo no qual uma empresa redefine sua marca, buscando revitalizar sua imagem e engajar mais e melhor com seu público-alvo. Em essência, o rebranding é uma estratégia que permite que uma empresa evolua sua identidade para se manter atualizada e competitiva em um ambiente em constante mudança, ajudando a impulsionar o crescimento e a relevância no mercado.

Um processo de rebranding pode incluir mudanças no logotipo, cores, design gráfico, voz da marca e até mesmo no nome da empresa e produtos.

As empresas evoluem e, quase sempre, para se manterem competitivas, devem evoluir a sua marca e o seu branding. Mas como saber quando chegou a hora de fazer um rebranding?

Como saber a hora certa de fazer essa mudança

Fique atento a esses sinais para entender se é hora de fazer alguma mudança na sua marca:

  • À medida que o tempo passa, as marcas podem se tornar datadas ou perder relevância com seu público-alvo por causa de mudanças nas preferências dos consumidores, tendências de design ou evolução do mercado. Nesses casos, o rebranding pode ser uma maneira eficaz de revitalizar a marca e mantê-la atualizada;
  • Se uma empresa está passando por uma mudança significativa em sua estratégia de negócios, como a entrada em novos mercados, lançamento de produtos/serviços diferentes, ou fusões e aquisições, o rebranding pode ser necessário para refletir essas mudanças e alinhar a marca com sua nova direção estratégica;
  • O rebranding também é importante para desafios de imagem pública, como percepção negativa do público ou crise de relações públicas, como uma estratégia para reconstruir a confiança e restaurar a reputação da marca;
  • Em mercados saturados, nos quais a concorrência é acirrada, o rebranding pode ser uma maneira de destacar a marca e se diferenciar dos concorrentes. Isso pode envolver a criação de uma identidade visual única, mensagens de marca distintas ou uma abordagem de marketing inovadora.

Confira alguns exemplos de marcas famosas que passaram por processos de rebranding.

Exemplos famosos de rebranding

Havaianas

Com certeza esse é um dos cases mais famosos de rebranding do Brasil. Na década de 90, as Havaianas eram direcionadas principalmente para um público de baixa renda. No entanto, com o aumento da pirataria e preços inacessíveis, a marca perdeu sua base de clientes. 

Com a necessidade de reconquistar e alcançar um novo mercado, a empresa iniciou um processo de rebranding. Em 1994, lançaram a linha Top, com mais de 40 modelos e um aumento significativo no preço. Investiram em comerciais de televisão com celebridades em horário nobre. Essas mudanças alteraram a percepção do público de classe alta e reconquistaram clientes perdidos para a pirataria.

Natura

A Natura é um dos casos mais importantes no mercado brasileiro recentemente em razão de sua mudança de abordagem nos processos e no mercado. Isso começou com a adoção da produção sustentável, criando assim uma conexão profunda com o público consumidor. A empresa destaca seu compromisso com a exploração responsável dos recursos naturais do Brasil, valorizando as raízes do país, especialmente através da linha Ekos.

Skol

Por anos, a Skol vinculou suas campanhas à ideia de diversão, muitas vezes retratando mulheres em situações que as colocavam como objetos de desejo para seu público majoritariamente masculino. Porém, diante do crescimento do movimento feminista e da conscientização sobre a objetificação da mulher, a empresa decidiu mudar sua abordagem para se conectar melhor com o público feminino.

Em 2017, a Skol lançou uma campanha de rebranding para comunicar essas mudanças. Escolheram o Dia Internacional da Mulher para o lançamento, homenageando as mulheres e destacando seu compromisso com a igualdade de gênero. Além disso, nas redes sociais, anunciaram o encerramento de campanhas com teor machista.

Faça seu rebranding com a Godiva

O rebranding é uma ferramenta estratégica poderosa que as empresas podem usar para se adaptar às mudanças no mercado, corrigir desafios de imagem ou reputação,  e manter a relevância com seu público-alvo. 

Contudo, principalmente hoje, é importante abordar o rebranding com cuidado e considerar cuidadosamente as implicações de longo prazo, garantindo que a nova identidade da marca ressoe com seus valores, visão e objetivos estratégicos. É pensar no sucesso a longo prazo.
Se você está pensando em fazer o seu rebranding, a Godiva é o seu parceiro estratégico nesse desafio. Somos uma agência full service/360º, com mais de 27 prêmios de destaque, especialista em superar os desafios e entregar resultados em todas as áreas da comunicação. Vem conversar com a gente e conhecer nossos cases!

CONFIRA OUTROS ARTIGOS

EXPLORE + ARTIGOS