Com a diversidade de funções de marketing presentes nas empresas atualmente, é natural questionar a necessidade de contratar uma agência. O marketing é uma força vital para levar produtos e serviços ao público. Seja você um empreendedor lançando uma startup, um gestor de pequena empresa ou C-Level uma grande empresa, é essencial planejar como alcançar seu público-alvo e conquistar mercado.
Em vez de manter um departamento de marketing interno, contratar uma agência pode economizar tempo, dinheiro e proporcionar uma série de outros benefícios. Mas antes de tomar essa decisão, é importante considerar uma série de fatores para garantir que você escolha a agência certa para atender às suas necessidades e alcançar seus objetivos de marketing. Separamos neste artigo tudo o que você precisa saber antes de contratar uma agência de propaganda.
Objetivos e metas de Marketing
Antes de iniciar a busca por uma agência, é fundamental ter clareza sobre seus objetivos e metas de marketing. Compreender o que você deseja alcançar com suas campanhas de propaganda ajudará a encontrar uma agência que possa oferecer as soluções certas para atender às suas necessidades específicas.
A Godiva Propaganda, por exemplo, faz um estudo aprofundado da marca e seu mercado, mapeando os concorrentes e identificando oportunidades, tudo para garantir a sinergia de projetos.Não é à toa que já recebeu mais de 27 prêmios durante esses anos de atuação.
Orçamento disponível para investimento
Um segundo passo importante é definir um orçamento claro para investir em serviços de propaganda, que esteja alinhado com os objetivos que são esperados. Ao compartilhar esse orçamento com as agências em potencial, você poderá avaliar quais delas oferecem os melhores serviços dentro da sua realidade financeira.
Experiência e reputação da agência no mercado
Pesquise a experiência e a reputação de cada agência que você está considerando. Analise seu histórico de trabalho, clientes anteriores e casos de sucesso para ter uma ideia clara da qualidade dos serviços que oferecem e da confiabilidade da agência.
Portfólio de clientes e trabalhos realizados
Examine o portfólio de clientes e os trabalhos realizados pela agência. Isso permite uma visão detalhada do tipo de projetos e com quais mercados lidam e, claro, se são capazes de atender às suas necessidades específicas.
Especialidades e áreas de expertise da agência
Verifique se a agência possui especialidades e áreas de expertise que se alinham com seus objetivos de marketing. Uma agência com experiência em seu setor ou com conhecimentos específicos em determinadas áreas pode oferecer soluções mais eficazes e trazer sugestões mais alinhadas com as especificidades do seu negócio.
Um exemplo disso foi a criação da Semana do Cinema VIP da Cinépolis pela Godiva, uma extensão bem-sucedida da já consolidada Semana do Cinema, que democratiza ingressos para o cinema. Com entendimento dos objetivos da campanha e do perfil do público, a edição anterior conquistou um aumento de 296% no público nas salas, conforme dados da Comscore em 2022.
Processo de trabalho e metodologias utilizadas
Entenda o processo de trabalho e as metodologias utilizadas pela agência. Certifique-se de que eles tenham um plano claro de como abordar seu projeto e como medir o sucesso de suas campanhas de propaganda.
Transparência nos custos e honorários
É essencial que a agência seja transparente em relação aos custos e honorários de seus serviços. Certifique-se de entender completamente as taxas envolvidas antes de fechar qualquer contrato.
Capacidade de compreender e atender às necessidades específicas da empresa
Escolha uma agência que demonstre uma capacidade sólida de compreender e atender às suas necessidades específicas. Uma abordagem personalizada e adaptável é fundamental para o sucesso de qualquer projeto de propaganda.
Levando esse contexto em consideração, uma agência com visão 360º tem a flexibilidade necessária para se adaptar rapidamente às mudanças e inovações, visando a implementar estratégias que permaneçam relevantes e eficazes ao longo do tempo.
“Dentro do campo da adaptabilidade, com o aumento no número de plataformas de mídia e canais de comunicação disponíveis, é essencial que uma agência de publicidade seja capaz de alcançar o público-alvo onde quer que ele esteja”, pontua o CEO da Godiva, Leandro Rampazzo.
Qualidade do atendimento ao cliente
A qualidade do atendimento ao cliente é um aspecto importante a considerar ao escolher uma agência de propaganda. Procure entender como trabalha o time de atendimento do Parceiro e SLAs de devolutivas.
Certifique-se de que a agência seja acessível, responsiva e dedicada a fornecer um excelente serviço ao cliente em todas as etapas do processo.
Flexibilidade para ajustar estratégias conforme necessário
Vivemos em um mundo volátil, plural e em constante mudança, por isso é preciso escolher uma agência que demonstre flexibilidade para ajustar estratégias conforme necessário, adaptando-se rapidamente a novas tendências e exigências do mercado.
Ao considerar todos esses aspectos, você estará mais bem equipado para escolher a agência de propaganda certa para ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos de marketing e prosperar no mercado competitivo atual.
Conheça a Godiva Propaganda
Somos uma agência full service/360º, ou seja, somos capazes de superar os desafios e entregar resultados em todas as áreas da comunicação. Já desenvolvemos mais de 2.918 campanhas, em mais de 9 anos de atuação.
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