Press release: O que é, benefícios e dicas para criar o melhor conteúdo

Você já parou para se perguntar como os grandes portais ficam sabendo informações sobre as empresas, como lançamento de produtos, uma grande atualização ou mesmo dados de produção? Não tem mágica, mas tem uma superferramenta mão na roda nesse momento.

O press release é fundamental para empresas que desejam comunicar suas novidades e conquistas ao público de forma clara e profissional

Se você quer entender melhor como utilizar um press release a favor das suas estratégias, neste artigo, vamos explicar o que é um press release, destacar seus principais objetivos e benefícios, além de fornecer dicas práticas para criar um conteúdo impactante e eficaz. Confira!

O que é um press release?

Um press release, também conhecido como comunicado de imprensa, é um documento formal utilizado pelas empresas para divulgar informações importantes aos meios de comunicação e ao público em geral. É uma espécie de matéria jornalística da empresa.

Pode ser utilizado para anunciar lançamentos de produtos, eventos, conquistas empresariais, parcerias, entre outros. O objetivo principal é atrair a atenção da mídia e garantir que a notícia seja divulgada da maneira desejada, ou seja com o viés de interesse da própria organização.

Quais os principais objetivos de um press release?

Os objetivos de um press release são variados, mas os principais incluem:

  • Divulgação de Notícias, ou seja, informar o público e a imprensa sobre novidades relevantes da empresa;
  • Fortalecer a reputação e a imagem da marca perante o  mercado e os consumidores, por exemplo, divulgando ações de sustentabilidade e de cunho social;
  • Garantir que a notícia alcance um público amplo, por meio de veículos de comunicação, aumentando a visibilidade da marca;
  • Estabelecer ou reforçar relacionamentos com jornalistas e editores, facilitando futuras coberturas ou “marcando” a imagem da empresa como referência, para que seja sempre lembrada.

Benefícios do press release

Utilizar o press release como parte da estratégia de comunicação da sua empresa traz diversos benefícios, como o alcance ampliado, pois, ao ser distribuído para a imprensa, um press release pode alcançar um público muito maior do que outros meios de comunicação interna. 

Além disso, oferece credibilidade, uma vez que as informações veiculadas por meio da imprensa tendem a ser mais confiáveis aos olhos do público – quando você quer se informar, o mais comum é buscar grandes portais que já são reconhecidos no mercado, então ao ver uma matéria em uma dessas mídias, falando bem de determinada marca, sente-se mais compelido a engajar com a marca em si.

Em termos de custo-benefício, o press release se destaca como uma maneira econômica de gerar visibilidade, comparado a outras formas de publicidade. 

Por fim, ele permite que a empresa tenha controle da mensagem, garantindo que a informação seja apresentada com precisão e alinhada à imagem da marca.

Principais características do press release

Um press release de sucesso deve possuir algumas características essenciais, como:

  • Objetividade: com informações claras, precisas e diretas ao ponto;
  • Relevância: a notícia deve ser interessante e significativa para o público-alvo, além de ser recente ou novidade. Já ouviu falar em “furo jornalístico”? Um furo jornalístico é uma notícia exclusiva obtida por um jornalista ou veículo de comunicação antes de qualquer outro, revelando informações inéditas e de grande relevância ao público. Jornalistas estão sempre atrás de notícias inéditas;
  • Linguagem jornalística: utilizar uma linguagem formal e apropriada para o meio de comunicação, que é diferente do utilizado no Marketing de Conteúdo;
  • Estrutura bem definida: deve seguir uma estrutura lógica, com título, subtítulo, lead (resumo), corpo do texto e informações adicionais;
  • Citações e Dados: Incluir declarações de fontes autorizadas e dados que comprovem a relevância da notícia.

Como estruturar um recado de imprensa de sucesso

Para criar um press release eficiente, siga esta estrutura básica:

  1. Um título conciso e chamativo, que resuma a essência da notícia;
  2. Um subtítulo que complemente o título, fornecendo mais detalhes;
  3. Lead: um parágrafo inicial que resume as principais informações, respondendo às perguntas básicas: o quê, quem, quando, onde, por que e como;
  4. Desenvolva a notícia com detalhes adicionais, citações de porta-vozes e dados relevantes. Quanto mais dados o seu press release tiver, maior impacto terá com a imprensa;
  5. Inclua informações para contato, como nome, e-mail e telefone do responsável pela comunicação;
  6. Se necessário, adicione notas explicativas ou informações complementares no final do texto;
  7. Forneça fotos dos porta-vozes da matéria e imagens relevantes para o conteúdo, como gráficos.

Conte com a Godiva

Criar um press release eficaz requer conhecimento e experiência em comunicação – e o mais importante de tudo: conexão com os principais meios de comunicação, para garantir que o seu conteúdo chegue até os portais certos. A Godiva Propaganda é especialista em criar conteúdos que destacam a imagem da sua empresa. Se você deseja um press release profissional e impactante, entre em contato conosco. Visite Godiva Propaganda e veja como podemos ajudar a sua empresa a se destacar na mídia.

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