Por que ter um site exclusivo para expansão?

Um assunto muito mal explorado pelas redes de franquias, mas que tem uma importância muito grande na captação do novo franqueado, é o site de expansão.

A maioria das redes menospreza o poder que tem um site com conteúdo específico para o novo franqueado/investidor.

Antes de nos aprofundarmos nesse assunto, vamos dar um passo atrás e observar como é trabalhada a comunicação em uma Franqueadora.

Normalmente temos:

- Site Institucional: como o nome diz, é um site que tem informações sobre a empresa, seus produtos/serviços, localização de unidade etc.

Dentro desse site é comum encontrarmos também uma aba chamada “Seja um Franqueado”, “Abra sua Franquia”…

- HotSite: normalmente utilizado em campanhas pontuais, como promoção com tempo determinado e compartilhamento de imagens ou vídeos.

Com esse cenário chegamos ao ponto da questão: site de expansão.

Vamos dividir em 3 objetivas perguntas:

‍Porque ter um site de expansão?

Quais informações devem conter?

Quais os benefícios desse site?

Por quê?

É importante que um candidato a novo franqueado, no momento da busca de mais informações sobre a empresa e segmento, se depare com esse site com conteúdo desenvolvido exclusivamente para ele.

Com certeza ele navegará pelo site institucional da marca e suas redes sociais, além de buscar mais informações na internet de forma geral, entretanto, ter um site de expansão desenvolvido transmite a importância que a marca dá para a expansão, além de gerar credibilidade e confiança.

Que tipo de informações?

Com certeza não são exatamente as mesmas informações que o site institucional!

Esse é o momento exato de cercarmos esse interessado com informações relevantes ao negócio, como: dados do segmento, investimento inicial, retorno sobre investimento, profissionais da franqueadora, suporte pré e pós inauguração, informações sobre outros franqueados, estratégia de comunicação e todo e qualquer tipo de informação relevante.

Benefícios?

Muitos! Esse é um ponto muito importante que impacta totalmente no budget de expansão.

Além dos itens citados acima (credibilidade, confiança, informações úteis e etc.), um site de expansão ajuda na otimização da verba para prospecção de novos franqueados.

Como? Simples!

Vamos a um exemplo simples: a rede de franquias faz todo esforço de marketing, utilizando as redes sociais, campanha de adwords, roadshow etc. Quando não há um site exclusivo de expansão, todos esses interessados caem onde? Site da marca! No mesmo site que já tem diversas outras informações destinadas exclusivamente ao público final.

Agora, imaginem o impacto positivo que é gerado, no mesmo cenário anterior, o destino em ser um site de expansão.

Site bem desenvolvido (responsive, html5, identidade visual da marca…), com informações pertinentes de mercado, taxas, retorno, crescimento, além, claro, de área de contato.

Percebem que, com a mesma verba, a quantidade de leads e também a qualidade desse cadastro aumentou?

O impacto positivo gerado nesse prospect de expansão, também é imenso, devido a todo esse trabalho.

Não existe fórmula mágica para expandir a rede, o importante é tratar de forma especializada esse departamento, entendendo o público e seus anseios.

Expansão da marca é um dos itens que compõe o Franchising Inteligente da Godiva Propaganda.

Convidamos vocês a navegarem pelo site e conhecerem um pouco mais sobre esta e outras soluções.